2017 O ANO DO ALARGANDO NOSSA TENDA!

2- Alarga o lugar da tua tenda, e estendam-se as cortinas das tuas habitações; não o impeças; alonga as tuas cordas, e firma bem as tuas estacas. 3- Porque trasbordarás para a direita e para a esquerda; e a tua posteridade possuirá as nações e fará que sejam habitadas as cidades assoladas. (Isaías 54:2,3)

Amadas Ovelhas do Senhor Jesus, Graça e Paz!

Deus tem inquietado o meu coração nestes últimos dias, para ampliarmos a nossa Tenda e investirmos no avanço missionário de nossa igreja, portanto neste ano que se inicia a IBC dará prioridade a este alvo. Neste texto Deus usa a figura da tenda para ilustrar o crescimento que daria ao seu povo, uma metáfora bastante pertinente e inspiradora para um povo acostumado com a vida pastoril. Deus promete um crescimento tão grande que eles iriam transbordar para todos os lados e possuir as nações. No entanto, também vemos neste texto que Deus propõe uma parceria de forma que Ele daria o crescimento, o avanço, mas o povo precisaria fazer sua parte. Deus quer que esta igreja cresça, e para isso Ele nos dá a ordem: “Amplia o lugar da tua tenda, e estendam-se as cortinas das tuas habitações; não o impeças; alonga as tuas cordas, e firma bem as tuas estacas. Qual é a minha parte neste projeto; Nossa parte é alargar as tendas, a de Deus é nos fazer transbordar. Para alargar nossas tendas é preciso…

1º) TERMOS UM PROJETO: Ações planejadas serão executadas com maior precisão. Terão mais possibilidade de permanecer, de dar certo, terão a margem de erros diminuída, atrairão cooperação. A Bíblia nos fala de um homem de Deus que planejou suas ações e assim conseguiu obter êxito na realização da sua obra.  SEU NOME ERA NEEMIAS.

  • Ele orou buscando a vontade de Deus (2:1-4);
  • Ele tinha uma visão do seu objetivo (2:5);
  • Ele buscou apoio financeiro (2:7-8)
  • Ele “reconheceu o terreno” e a condição do povo (2:11-17a);
  • Ele buscou cooperadores. (2:27 b)

1.1 – ORIENTADOS POR CRISTO, OS DISCÍPULOS AGIRAM DE MANEIRA ESTRATÉGICA:

» LUCAS 10.1 Depois disso designou o Senhor outros setenta, e os enviou adiante de si, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir.

1.2 – ASSIM TAMBÉM PAULO AGIA DE MANEIRA ESTRATÉGICA, INDO PRIMEIRO ÀS SINAGOGAS: Nossa igreja tem um projeto para  o ano de 2017. Temos crido que Deus nos deu a visão de levar o evangelho a toda criatura. É necessário portanto, planejarmos dentro desta visão para, assim podermos alcançar aquilo que como igreja almejamos.

2º) PRECISAMOS DE RECURSOS: Como ampliar a tenda se não tivermos a nossa disposição mais cortinas, sem as cordas para esticar, se não tivermos estacas para serem fincadas. Quando um beduíno queria aumentar a sua tenda ele saia em busca do material necessário para isso.

O QUE SERIAM AS CORTINAS, AS CORDAS E AS ESTACAS?

2.1 – NOSSOS TALENTOS E DONS. Sobre isso falaremos mais no próximo ponto. Mas é impossível realizar esta obra sem recursos humanos. A bíblia nos diz que Deus colocou em nossa igreja todo o recurso humano necessário para a ampliação das nossas tendas.

“E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro mestres, depois operadores de milagres, depois [dons] de curar, socorros, governos, variedades de línguas.” (1 Cor. 12:28)

“ E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo.” (Ef. 4:11-12)

Meu querido irmão, minha querida irmã, Deus quer usar você é o principal recurso para a realização desta obra.

2.2 – NOSSOS BENS. O texto áureo de Malaquias 3:10 diz que devemos trazer todos os dízimos à casa do tesouro para que haja mantimento na casa do Senhor. Sendo assim, nossos bens são utilizados para a manutenção da obra do Senhor.

Mas a Palavra de Deus também nos revela que nossos bens devem ser utilizados para que cada vez mais e mais pessoas escutem o evangelho do Senhor Jesus Cristo.

“15 Também vós sabeis, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo no sentido de dar e de receber, senão vós somente; 16 porque estando eu ainda em Tessalônica, não uma só vez, mas duas, mandastes suprir-me as necessidades.” (Fp. 4:15e16)

Até o próprio ministério de Jesus precisou ser financiado:

» LUCAS 8.1 Logo depois disso, andava Jesus de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e iam com ele os doze,2 bem como algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios.3 Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, Susana, e muitas outras que os serviam com os seus bens

Voltando ao Antigo Testamento vemos a alegria do povo de Israel em poder contribuir para o crescimento da obra do Senhor.

Êxodo 36:3 e receberam de Moisés toda a oferta alçada, que os filhos de Israel tinham trazido para a obra do serviço do santuário, para fazê-la; e ainda eles lhe traziam cada manhã [ofertas voluntárias].

I Cr 29:6 Então os chefes das casas paternas, os chefes das tribos de Israel, e os chefes de mil e de cem, juntamente com os intendentes da obra do rei, fizeram [ofertas voluntárias].

Esdras 2:68 Alguns dos chefes das casas paternas, vindo à casa do Senhor em Jerusalém, deram [ofertas voluntárias] para a casa de Deus, para a edificarem no seu lugar”

2.3 – NÃO HÁ EXPANSÃO MISSIONARIA SEM COMPROMETIMENTO FINANCEIRO. Deus quer usar nossas finanças para ampliar nossas tendas.

3º) PRECISAMOS DE TRABALHADORES. Tem um bom projeto e ter os recursos mas não ter os trabalhadores de nada adianta. Mateus 9:38 “ Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande [trabalhadores] para a sua seara.

É NECESSÁRIO ENVOLVIMENTO E COMPROMETIMENTO PARA AMPLIARMOS NOSSAS TENDAS…

A Palavra de Deus nos remete a uma cena fantástica no livro de Esdras que nos mostra a alegria do povo não só no contribuir mas também em poder “PÔR A MÃO NA MASSA”. Confira em Esdras 3.8-13

Você é importante na obra do Senhor. Seu serviço tem um valor enorme para Deus. Portanto, envolva-se na ampliação da tenda desta igreja, dedique-se ao trabalho de Cristo.

Concluindo, Deus quer que você e a IBC avance. Portanto você precisa fazer sua parte para que isso aconteça. Se envolva, buscando ao Senhor em oração e sendo um canal no qual Deus te usará para glória de seu santo nome. Se comprometa dedicando ao Senhor seus talentos e bens, e se apresentando para o serviço. Assim, baseados na promessa do Senhor, nossas tendas serão ampliadas e transbordaremos para a glória de Deus! Ainda ficou muita terra para ser conquistada.

01 de Janeiro de 2017

No Amor de Cristo!

Pr. Jorge Luís e Pra Alba Cristina!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *