CURSO DE TEOLOGIA KERIGMA

A Teologia com caráter acadêmico e reflexivo com amplo conhecimento da área, que transcenda as fronteiras da confessionalidade num ambiente de diálogo com o conhecimento humano.

O teólogo com esta qualidade (bacharelado) proporcionará adequada ação comunitária dando à religiosidade brasileira a seriedade que lhe é imprescindível.

O estudo da teologia de forma mais elaborada, sistemática e exigente. É um processo que almeja a educação continuada e a futura docência.

A teologia acadêmica se realiza na sistematização das aulas de teologia, na elaboração de artigos, na publicação de livros e manuais teológicos. Isso ajuda a fomentar a ciência teológica e o crescimento e o avanço em suas respostas diante da realidade histórica de cada momento.

A teologia acadêmica exige rigor no método e na linguagem. Uma afirmação teológica deve ser consistente e bem justificada.

No nível acadêmico, ensina-se especificamente a ciência da teologia em diversos graus universitários, tais como: graduação, pós-graduação lato sensu (especialização e aperfeiçoamento) e pós-graduação stricto sensu (mestrado, doutorado, pós-doutorado, e livre docência).

Na teologia acadêmica, o estudante aprende a usar as fontes e as ferramentas basilares da teologia (as Escrituras Sagradas e a Doutrina Cristã),assim como a dialogar e compreender sua fé, organizando o intelecto dos cristãos e identificando ligações, fronteiras e espaços para as trocas e partilhas com outras áreas do saber.

Este curso poderá enquanto possível e faculdades e universidades reconhecidas ser convalidado para obtenção do diploma de Bacharel em Teologia reconhecido pelo MEC.

I – Curso Básico em Teologia (Extensão Universitária)

Exige-se que o candidato tenha interesse ou concluído o ensino fundamental para se matricular no curso.

O Curso Básico tem por finalidade, introduzir o aluno aos primeiros passos do labor acadêmico e despertar seu interesse pelos estudos sagrados da teologia cristã. Visa-se o aperfeiçoamento dos obreiros de uma forma geral e discursiva da Palavra de Deus e de sua aplicação.