QUAL É O SEU VALE DOS OSSOS SECOS?

A seguir ele me disse: Profetize ao espírito; profetize, filho do homem, e diga-lhe: Assim diz o Soberano Senhor: Venha desde os quatro ventos, ó espírito, e sopre dentro desses mortos, para que vivam”. (Ezequiel 37.9)

A visão de Ezequiel aconteceu durante o período que Israel esteve exilado na Babilônia. Era um tempo de apostasia e crise espiritual, quando ninguém mais dava ouvidos aos profetas.

O coração da nação estava endurecido. Não havia esperança. Só um milagre poderia salvar aquele povo. E Deus mostrou a Ezequiel que havia uma solução.

Se aplicarmos a ilustração bíblica à situação da Igreja de Cristo nos dias de hoje, por exemplo, veremos que também existe solução para a frieza, a morte espiritual e o abandono do primeiro amor.

O que é estar morto espiritualmente?

Pense num cadáver: não reage, não se move, não trabalha, não ora, não sente nada, é frio, sem expressão, não se levanta, não pode reviver sozinho, a não ser que haja uma ação sobrenatural.

Quando Deus perguntou a Jeremias se aqueles ossos poderiam reviver, o profeta não deu sua opinião, ele apenas disse: “Senhor, tu sabes!”

Qual é o seu vale dos ossos secos?

Como podemos reagir para que a situação mude e para que haja vida em alguma situação que consideramos morta?

Ezequiel nos ensinou: Profetize! Nós não controlamos as situações, mas podemos profetizar sobre elas. Verbalize conforme a palavra de Deus e o Espírito virá.

Conforme as Escrituras, ao profetizar haverá barulho e os ossos se juntarão. Deus colocará os tendões, fará aparecer carne e cobrirá com pele.

Depois disso, devemos profetizar ao Espírito Santo: ‘Sopre sobre a morte’ e os corpos se colocarão em pé. Na ocasião, essa simbologia descreveu a vitória da nação de Israel.

Túmulos serão abertos e a vida voltará

Após 70 anos no exílio, Israel voltou para sua terra, reconstruiu Jerusalém e o Templo e voltaram para Deus. Depois disso veio Jesus, o Messias.

Entenda que nós podemos voltar ao primeiro amor, reconstruir sonhos e reerguer o Templo , mas precisamos de intimidade com Jesus. Para que haja milagres é preciso recebê-lo.

SIMBOLOGIA: CORPO HUMANO E OS 5 MINISTÉRIOS DE JESUS

Ossos — sustenta os tecidos moles do corpo, garante a movimentação através de músculos e dos órgãos. (APÓSTOLO/ESTRUTURA)

Tendões — servem para conectar os músculos aos ossos e conectam osso com osso. (MESTRES/LIGAÇÃO E SENTIDO)

Carne — dá cobertura ao corpo, sustenta os músculos e os vasos sanguíneos. (EVANGELISTAS/MENSAGEM DA VIDA)

Pele — dá proteção contra agressões externas, retém a hidratação, regula a temperatura. (PASTOR/CUIDADO E COBERTURA)

Espírito — é a alma que dá vida ao corpo, onde são armazenadas as emoções, pensamentos e sentimentos. (PROFETA/ESPIRITUALIZA)

SIMBOLOGIA: CASA E OS 5 MINISTÉRIOS (NÓS SOMOS A CASA)

Apóstolos — nivelam o terreno (preparação).

Profetas — planejam e projetam (ação).

Evangelistas — constroem (os pensamentos).

Pastores — cuidam da alimentação, água, energia, móveis, roupas (necessidades básicas).

Mestres — dão significado à casa, propósito de vida.